Doutrina Espirita

Aqui quem quiser encontrará situações sobre a Doutrina Espírita,baseada em Doutrina - Filosofia e Religião; além de estudo, conceitos de grandes vultos que passaram pela vida material, que abraçaram a Doutina Espírita e por psicografia trazem alento para o nosso dia-a-dia, nos mostrando que a vida material não é única, mas a Vida Espiritual de onde vimos e para onde vamos é a principal.

Saturday, April 08, 2006

Alternativas da Humanidade

AS CINCO ALTERNATIVAS DA HUMANIDADE.


Bem poucos são aqueles que não cuidam do dia de amanhã. Se inquieta o que possa vir depois de um dia de vinte e quatro horas, com sobrada razão deve preocupar o que será depois do grande dia da vida, porque não se trata de alguns instantes, mas da eternidade.
Viveremos ou não depois daquele dia? Não há fugir; é questão de vida ou de morte, é a suprema alternativa!...(1*)
Interroga-se o senso íntimo da quase universalidade dos homens, todos responderão; “viveremos”.
Esta esperança é para eles uma consolação. Entretanto, esforça-se uma pequena parte, sobretudo depois de algum tempo, por provar que não viveremos. Esta escola faz prosélitos, força é confessá-lo e principalmente no seio daqueles que, temendo a responsabilidade do futuro, acham mais cômodo gozar do presente, sem constrangimento, sem se perturbar com a perspectiva das conseqüências. Não passa, porém isto de opinião de um pequeno número. (2*)
Se vivermos, como havemos de viver? Em que condições viveremos? Aqui os sistemas variam, segundo as crenças religiosas e filosóficas. Entretanto, todas as opiniões sobre o futuro dos homens podem ser reduzidas a cinco principais, que vemos, sumariamente, analisar, a fim de ser mais fácil a comparação e cada um escolher aquela que lhe parecer mais racional e melhor corresponder às suas aspirações pessoais e as necessidades da sociedade.
As cinco alternativas são aquelas que resultam das doutrinas do materialismo, do panteísmo, do deísmo, do dogmatismo e do Espiritismo.

(1*) Apesar de todas as inovações culturais e avanços científicos verificados depois de Kardec até os nossos dias, a tese das cinco alternativas não foi alterada. Mudaram-se alguns rótulos, mas as posições continuam as mesmas: materialismo, panteísmo, deísmo, dogmatismo ou espiritismo. Nesta última incluem-se as grandes doutrinas reencarnacionistas já existentes no tempo de Kardec e escolas que surgiram posteriormente, inspiradas nos princípios espíritas, como os vários ramos teológicos. (N. do Ver.).

2*) Hoje a expressão de Kardec: pequena minoria parece inadequada. O materialismo expandiu-se como ideologia política e domina mais da metade do globo. Por outro lado, a generalização de Kardec sobre a irresponsabilidade e o comodismo dos materialistas não se justifica, diante das lutas e dos sacrifícios destes para a implantação de uma nova ordem social no mundo. Há mesmo, como assinala Annie Besant em suas memórias, inegável abnegação de parte daqueles que estoicamente se sacrificam sem nada esperar após a morte, pela construção de um mundo melhor para as gerações futuras. Mas, apesar disso, a ambição e o imediatismo solapam os movimentos ideológicos do materialismo e ameaçam destruir as suas conquistas logo após as primeiras vitórias. Kardec, embora não tivesse podido examinar a fundo o problema, percebeu a fragilidade dessa posição, motivada por um desvio de visão da natureza espiritual do homem. Por outro lado, a maioria numérica não corresponde à realidade ideológica. Mesmo nos países dominados pelo materialismo a grande maioria continua espiritualista. (N. do Ver.).

1 Comments:

  • At 2:38 PM, Blogger rezendeaugusto said…

    As alternativas já existentes e totalmente estudadas por Filósofos, por Sociólogos, por Parapsicólogos, por Ministros Religiosos, seja, este de que Religião for são:

    As cinco alternativas são aquelas que resultam das doutrinas do materialismo, do panteísmo, do deísmo, do dogmatismo e do Espiritismo;

    Entretanto, observo que muitas pessoas ao serem perguntadas qual a sua Religião, respondem:

    "Tenho um lado espiritual e religioso totalmente diferente do que já existe ou que por aí professam".

    A única conclusão que chego é que estas pessoas que não declinam a real posição religiosa ou espiritual que professam é a de que estão na condição do "Comodismo" enquanto conseguem o que querem para satisfazer seus anseios materialmente está tudo bem, o dia que necessitam por qualquer motivo de algo, por não conseguirem o que desejam, aí inicia-se a verdadeira peregrinação a fim de encontrarem-se com o seu lado religioso e espiritual, muitas vezes, levam tempo rodando e batendo de porta-em-porta das diversas religiões, até que conseguem encontrar em alguma delas o seu verdadeiro pouso para que consigam alçar um perfeito plano à decolar...

    Augusto Rezende

     

Post a Comment

<< Home