Doutrina Espirita

Aqui quem quiser encontrará situações sobre a Doutrina Espírita,baseada em Doutrina - Filosofia e Religião; além de estudo, conceitos de grandes vultos que passaram pela vida material, que abraçaram a Doutina Espírita e por psicografia trazem alento para o nosso dia-a-dia, nos mostrando que a vida material não é única, mas a Vida Espiritual de onde vimos e para onde vamos é a principal.

Saturday, April 08, 2006

José Herculano Pires

JOSÉ HERCULANO PIRES.

Nascido em 25 de setembro de 1914 na antiga província de Avaré, Estado de São Paulo, teve seu desencarne em 09 de março de 1979, foi filho de José pires Correa com D. Bonina Amaral Simoneti Pires, estudo na própria província de Avaré, It aí e Cerqueira César. Revelando-se por sua vocação literária quando começo a escrever; aos 16 anos publicou seu primeiro livro, “Sonhos Azuis”, um livro de contos e aos 18 anos, o segundo livro: “Coração” livro de poemas e sonetos. Foi um grande colaborador nos jornais e revistas das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, sendo um dos fundadores da União Artística do Interior;
Em 1940, mudou-se para Marília, onde adquiriu o jornal Diário Paulista e o dirigiu durante 6 anos, com José Geraldo Vieira, Zoroastro Gouveia, Osório Alves de Castro, Nichemja Sigal, Anathol Rosenfeld e outros, promoveu, através do jornal, movimento literário na cidade e publicou “Estradas e Ruas” – poemas que Érico Veríssimo e Sérgio Millet comentaram favoravelmente;
Em 1946, mudou-se para São Paulo e lançou seu primeiro romance, “O Caminho do Meio”, que mereceu críticas de elogios de Afonso Schimidt, Geraldo Vieira e Wilson Martins. Reporte redator, secretário, cronista parlamentar e crítico literário dos Diários Associados onde manteve, também, por quase 20 anos, a coluna espírita com o pseudônimo de “Irmão Saulo”, Exerceu essas funções, na Rua 7 de Abril, por cerca de 30 anos. Em 1.958, bacharelou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo, e pela mesma Universidade licenciou-se em Filosofia tendo publicado uma tese existencial: O Ser e a Serenidade. Autor de oitenta e um livros de Filosofia, Ensaios, História, Psicologia, Espiritismo e Parapsicologia, sendo a sua maioria inteiramente dedicada ao estudo e à divulgação da Doutrina Espíritas, e vários em parceria com Chico Xavier. Lançou a série de ensaios “Pensamento da Era Cósmica” e a série de romances de Ficção Científica e Paranormal. Foi diretor-fundador da Revista e Educação Espírita publicada pela Edicel.
Em 1954, publicou “Barrabás”, que mereceu o Prêmio de Departamento Municipal de Cultura de São Paulo em 1958, constituindo o primeiro volume da trilogia “Caminhos do Espírito”.
Em 1975, publicou “Lázaro” e, com o romance “Madalena”, editado pela Edicel em maio de 1979, concluiu-a.

Introdução a Filosofia Espírita – Edição – FEESP.

http://www.cel.org.br



Augusto Rezende

0 Comments:

Post a Comment

<< Home